A Igreja em Esmirna (Apocalipse 2.8-11)
A cidade de Esmirna era a segunda mais importante da região ficando atrás de Efeso, era muito rica por causa dos seus portos, banhada pelo mar, sabe-se que o transporte marítimo ate hoje continua sendo indispensável para o transporte de cargas, e todas as cidades que possuem portos, são prosperas, e Esmirna assim também era. Esmirna hoje e a terceira maior cidade da Turquia.
Segundo dados históricos, entre os anos 81-96 dc Domiciano era o imperador romano e não diferente dos outros, ele também perseguia fortemente a igreja de cristo, podemos constatar ate mesmo nas palavras do apostolo João (AP 1.9), quando diz por causa da palavra de deus estava ele na ilha de Patimos.
Então vejamos o que Jesus disse para a Igreja de Esmirna
1) Versículo 8. Diz o primeiro e o ultimo… esteve morto e tornou a viver.
Pra uma igreja que estava sofrendo e sendo exterminada
2) Versículo 9.Tribulação = quer dizer uma pressão muito fortíssima
Jesus sabe o que e ser atribulado
3) Versículo 9 Pobreza = no grego ptochos= significa dizer que lhes faltavam ate mesmo do básico pra sobreviver.pobreza extrema
4) Versículo 9. Declaram-se Judeus e não são, antes são sinagoga de satanás
O verdadeiro judeu e o que tem a circuncisão no coração, e descendentes de Abraão por meio da Fe em Cristo.
Sinagoga de satanás: alguns Judeus se reuniam para tramar planos diabólicos para acabar com a igreja de cristo com autorização do império romano.
5) Versículo 10. Tens de sofrer= não haveria livramento, seria um tempo determinado, porem breve, curto, não temas Jesus conforta a igreja, pois a Igreja já havia visto Jesus sofrer, o exemplo perfeito era Cristo, ele passou por aquilo também mais tornou a viver.
6) Versículo 10. O diabo= personificado na pessoa do imperador
7) Versículo 10. Fiel ate a morte= coroa da vida= no grego stephanos, premiação dada a um atleta depois de ganhar uma competição.
Coroa da vida aqui na e a salvação futura, porque a salvação não esta condicionada à fidelidade do homem, mais sim a fidelidade divina, por meio e através do sacrifício de cristo, ler João 3.16/ João 5.24/ efésios 2: 5,8,9
8) Versículo 11. O vencedor de nenhum modo sofrera dano da segunda morte. Eles sofreriam o dano da primeira morte, conseqüência de sua fidelidade seria a execução, seriam privados desta vida material, mas na hora do grande julgamento, e do inevitável castigo para aqueles que não creram, os Esmirnenses estariam com cristo onde também almejamos um dia estar.
Peco te permissão pra lhe fazer umas perguntas: estamos preparado para enfrentar a morte por causa de Jesus? Estamos preparados para negarmos as facilidades do mundo em pro do evangélio? Ou qualquer pressão nos impede de servir a Deus, a igreja de Esmirna sofria pressão total. Financeira, por parte do governo que lhes tomava as propriedades e bens, sofria pressão espiritual pelos judeus, tentando dissimular duvidas com relação à divindade e veracidade de cristo, e eram assassinados, quando não os matava, jogava nas prisões e campos de trabalho forçados. Em nome de Jesus eu te peco, faça uma analise de sua vida e veja se estas preparado para sofrer por Jesus e rejeitar as ofertas sujas do inimigo.
Paulo Teixeira
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment